MAGAZINE LUIZA

sábado, 6 de agosto de 2016

ALERTA: ÁGUAS COM MICROALGAS PODEM LIBERAR CIANOTOXINAS NOCIVAS À SAÚDE

      Você talvez já deve ter visto lagos ou represas com cor esverdeada e ter coçado a cabeça pensando na qualidade da água daquele corpo hídrico. Pois saiba que isto é um problema gravíssimo. Veja porquê.

Imagem: Lagoa da Fazenda (Sobral). Observe o "tapete" verde na superfície da lagoa.

    Quando um lago, seja artificial (açude) ou natural (lagoa), recebe uma quantidade elevada de matéria orgânica, as condições presentes nesses ambientes se tornam propícias para o florecimento de cianobactérias (microalgas). Este processo se deve a eutrofização, causada pelo o excesso de nutrientes na água provinda por efluentes de esgotos domésticos e/ou industriais, agricultura, agropecuária e chorume. 
   No caso do semi-árido  esta situação é mais acentuada, visto que com altas temperaturas, evaporização e secas, a quantidade de matéria orgânica se eleva consideravelmente.  São nestes fatores que as microalgas adoram. 
   O Fitoplâncton (cosntituído por seres microscópicos na água) começa a ter alta densidade de produtividade orgânica , daí a água se tornar esverdeada. O grande problema deste processo é justamente a possível liberação de toxinas por essas algas. Os gêneros que podem causar problemas têm nomes de acordo com a Limnologia (estudo dos lagos). Os nomes das toxinas em geral são: Herpatópodas, neurotópodas e dermatópodas, causam irritação em partes íntimas do corpo, cerebrais (alicinógenas) e na pele, respectivamente. É por isso que a água pode causar coceiras após aquele banho, pois o método de tratamento na estações de água não são tão eficientes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário